sábado, setembro 13

Bolsa em Macramê (Macrame purse)




Materiais:

  • 156m de fio de polipropileno de 6mm (aquele tipo de fio que usamos para fazer crachá, só que mais grosso).

  • 1 par de alças

  • Placa de EVA de +ou- 3cm

  • Alfinetes

Como fazer a bolsa:

  1. Corte 26 fios (6mm) de 3m cada.

  2. Coloque 6 fios no lado esquerdo da alça.

  3. Faça uma sequência de 4 nós duplos a cada 4 fios. (observe que depois disso você terá 3 grupos com uma sequência de 4 nós duplos cada).

  4. Agora faça 1 nó duplo alternado entre cada grupo.

  5. Depois de fazer o lado esquerdo, repita todos os passos feitos anteriormente no lado direito da alça.

  6. Observe a foto abaixo para que você compreenda melhos os passos acima:





7. Prenda a alça na placa de EVA com o auxílio de alfinetes, deixando aproximadamente 4 cm em cada lado da placa para que mais tarde você possa adicionar os fios EXTRAS. Coloque um prenda cada grupo de nós duplos com um alfinete.

8. PRESTE BEM ATENÇÃO AGORA: observe a foto do passo 6. Peguem o último fio do terceiro grupo de nós duplos que fizemos anteriormente e puxe levando-o para o lado direito ao encontro do primeiro fio do grupo 1 do lado direito. (Pode parecer difícil, mas não é. Leia as instruções e observe bem a foto que você vai compreender). Faça o mesmo com o primeiro fio do grupo de nós duplos do lado direito. O fio do lado esquerdo fica em cima e o da direita embaixo. Prenda-os no EVA com alfinetes para que fiquem bem esticados e ajustados para que a bolsa não fique torta. Ou para que um lado não fique mais largo que o outro.

9. Pegue 8 fios dobre-os ao meio e coloque-os nesses 2 fios que acabamos de esticar no meio dos grupos de nós do lado esquerdo e direito, lembra? Esses fios não serão adicionadas na alça. Aqueles fios que foram esticados vão ser utilizados para adicionarmos esses 8 fios. Observer o centro entre os grupos da direita e esquerda. Estão vendo como foram acrescentados os 8 fios?

10. ATENÇÃO MAIS UMA VEZ: acrescentamos 8 fios , não foi? Agora pegue o único fio que sobrou do lado esquedo + o fio que foi esticado do lado direito + os dois fios da sequência e faça 1 nó duplo. Siga a mesma altura dos 2 2 dois feitos anteriormente. Pegue os 4 próximos fios e faça o mesmo no. Faça isso até chegar no fio que foi esticado do lado direito repetindo o mesmo que foi feito do lado esquerdo. Observe a foto do passo 6 mais uma vez. Se não entender o que estou dizendo, observe a foto e tente fazer por ela.

11. Chegou a hora de acrescentarmos fios. Dobre 1 fio de 3m ao meio e prenda-o do lado , quase abaixo do primeiro grupo de nos que fizemos uma sequência de 4 nós duplos, lembra? Veja que na foto temos um espaço vazio na última feleira. É lá , quase debaixo daquele grupo vertical de 4 nós que vamos adicionar nosso fio extra. Esse fio adicionado nos dá agora 2 fios extras + os 2 fios livres do grupo vertical para que possamos fazer um nó duplo alternado na altura dos nós que já foram feitos om os fios adicionados no centro. Entendeu? Faça o mesmo no lado direito da alça. Sempre que adicionamos fios, é necessário dar uma puxadinha nos fios centrais para que não se forme alças entre os nós.

12. Dobre mais 1 cordão de 3m para que possamos adicioná-lo quase debaixo do último nó feito anteriormente. Quando digo QUASE DEBAIXO , significa que você não vai colocá-lo completamente embaixo do outro fio. É ligeiramente abaixo dele. Acrescente o fio e com os fios seguintes faça nós duplos até sobrar 2 fios. Então acrescente 1 fio dobrado ao meio do lado direito também e termine.

13. Acrescente mais um fio em ambos os lados e faça a sequência de nós duplos com o restante dos fios completando a fielira horizontal. São acrescentados apenas 3 fios em cada lado da alça. Observe a bolsa branca como ficam a bolsa depois dos 3 fios adicionados em cada alça. Esses fios são acrescentados para que a bolsa fique um pouco mais larga e para que tenhamos o espaço para abrirmos a bolsa.

14. Faça um nó cego no primeiro fio do lado esquerdo e um no último do lado direito , para que mais tarde você possa localizá-los com facilidade mais tarde.

15. Repita todos os passos anteriores na outra alça.

16. Agora pegue as duas alças e junte-as deixando o lado direito para fora. Coloque a bolsa entre as pernas( prendendo com o seu joelho). Pegue 2 fios da frente da bolsa e 2 de trás e faça 1 nó duplo. Faça o mesmo com o outro lado da bolsa. Faça nós duplos para dar sequência a essa fileira. Repita esses nós trabalhando em toda a bolsa. Depois que terminar a frente e a parte de trás, repita esse passo até completar mais ou menos 14 fileiras horizontais.

17. Para que o final da bolsa fique arredondado e não completamente quadrado, trabalhe cada lado separadamente no final e faça 3 fileiras em ordem decrescente, ou seja, diminua 1 nó em cada fileira final. Sã0 apenas 3 fileiras que serão feitas decrescendo os nós, ok? Isso será feito nos dois lados da bolsa.

18. Para fechar a parte de baixo da bolsa, coloque-a ao avesso , segure-a entre as pernas com a parte de baixo colocada para cima. Localize aqueles nós que foram dados nós cegos. Pegue-os e faça um nó duplo sem fios centrais. Isso será feito apenas nos lados onde os nós foram feitos em ordem decrescente. Feito isso, faça 1 nó duplo a cada 4 fios( 2 fios da frente e 2 fios de trás: usando 1 fio de cada lado com fio central e um de cada lado para trabalhar o nó). Use os fios na sequência. Quando terminar de fechar a bolsa, cole com uma cola que fixe bem os fios para que os nós não desmanchem mais tarde, ou use o fósforo para queimar as pontas. Corte os fios para que fiquem com o tamanho igual. Vira a bolsa do lado direito. Sua bolsa está pronta. Se quiser que a bolsa fique com um acabamente melhor, faça um forro para ela e coloque um botão.

19. Se quiser dar um toque especial na sua bolsa, faça um aplique bem bonito.

Na próxima postagem eu vou ensinar como fazer um aplique para esta bolsa. Enquanto eu não faço, vocês podem seguir o passo a passo desse aplique que ensinei numa outra postagem:

http://www.flickr.com/photos/13742668@N05/sets/72157606129656344/



















2 comentários:

Anônimo disse...

PUXA MUITO OBRIGADA MESMO PELA RECEITA! TEU BLOG é LINDO! FIQUE COM DEUS!
ELIANE

Anônimo disse...

adorei as bolsas!!!!